Plataforma de Trabalho Aéreo – PTA é um equipamento móvel, autopropelido (que se desloca em meio terrestre com sistema de propulsão próprio) ou não, provido de uma estação de trabalho (cesto ou plataforma) sustentada em sua base por meio de uma haste metálica chamada de lança ou tesoura, que se ergue para atingir pontos ou locais elevados de trabalho.
Varia de acordo com os tipos de trabalho e pode ser utilizada nas mais diversas atividades e operações:
- mecânica;
- elétrica;
- pintura;
- instalações industriais;
- construção civil;
- aeronáutica;
- portos e aeroportos;
- refinarias de petróleo;
- filmagens especiais;
- armazéns e etc.
Este equipamento pode substituir – com muito mais segurança e melhor aplicação – andaimes improvisados, principalmente quando a tarefa é urgente.
É uma máquina que requer um bom treinamento, tanto pelos procedimentos de operação, quanto pelas regras e normas de segurança envolvidas.
O operador de PTA deve conhecer muito bem o equipamento, levando em conta sua capacidade e a utilização de forma adequada para o uso desejado. Deve ter plena consciência dos riscos que envolvem tais operações, saber avaliar as condições de segurança, inclusive dos locais onde serão realizadas as manobras, eventuais obstáculos como estruturas, postes, redes elétricas, entre outros.
É muito importante que esteja atento a tudo que passa ao redor da operação, verificar a permanência de pessoas transitando, observar as condições climáticas e estar convicto, por meio de análises prévias de riscos – geralmente feitas por profissionais habilitados e capacitadas para tal – que o solo apresenta condições adequadas para a realização das tarefas.
Lembre-se que todo cuidado é pouco. Muita gente acha que a prevenção de acidentes traz exageros, mas, não é bem assim. Temos que pensar em todas as possibilidades, evitar as improvisações e cumprir rigorosamente todos os procedimentos exigidos.
Quer capacitar seus trabalhadores em PTA? Entre em contato conosco!